Segundo a Agência Senado, o Brasil foi o primeiro país a incorporar ao sistema público de saúde uma vacina contra o vírus da dengue. O imunizante Qdenga entrou para o Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, e o Estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a oferecer as doses, por ser considerado área prioritária.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis em outros Estados a partir de fevereiro, atendendo a públicos e regiões específicas. No Senado, o tema da imunização esteve presente nos debates de 2023.
A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) analisou rapidamente a incorporação do imunizante, submetendo-o a todas as avaliações necessárias antes de recomendar sua inclusão. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) colaborará com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para elaborar estratégias eficazes de utilização das doses disponíveis, priorizando grupos-alvo e áreas com maior incidência da doença. A definição dessas estratégias está prevista para as primeiras semanas de janeiro.
Conforme informações do laboratório, a previsão é de entrega de 5.082 milhões de doses ao longo de 2024, entre fevereiro e novembro, seguindo um esquema vacinal de duas doses.