Publicidade
Qualificação
Cigres executa ações por meio de convênio com Ministério Público
URI/FW venceu o processo licitatório para apoiar na capacitação dos representantes dos municípios
Por: Redação
Publicado em: sexta, 12 de janeiro de 2024 às 11:11h
Atualizado em: sexta, 12 de janeiro de 2024 às 11:16h


O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), por meio de convênio firmado com o Ministério Público, no Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), realizou processo licitatório para contratação de serviços técnicos especializados para qualificação das estruturas de gestão do Cigres e dos municípios envolvidos. Também para contratação de serviços para capacitação e treinamento dos agentes públicos dos 31 municípios no licenciamento, fiscalização e controle ambiental, qualificação das equipes de coleta e transporte de resíduos, conforme previsto no convênio. A vencedora do certame foi a URI/FW, que está executando as ações.

Publicidade

Seminário regional
Integrando estas ações, no dia 7 de novembro de 2023, no auditório da URI/FW, ocorreu o 1º Seminário Regional – Sustentabilidade em Ação, com o objetivo de realizar a apresentação do projeto a ser desenvolvido pela universidade em parceria com o Cigres, aos municípios envolvidos. No evento, foram apresentados o Plano Intermunicipal de Gestão e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o histórico dos resíduos sólidos com registros fotográficos e, ainda, foi feita a demonstração do Plano de Ação do Projeto que será implementado.

Capacitação sobre processos sustentáveis 
A primeira formação sobre processos sustentáveis, aos recicladores que atuam na separação, triagem e enfardamento dos materiais recicláveis do Cigres para resultados de maior agilidade e melhor aproveitamento dos materiais, diminuindo ao máximo o volume de rejeitos destinados ao aterro, aconteceu no dia 9 de janeiro, no consórcio. 
O presidente do Cigres e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, que esteve na capacitação, destacou a importância do projeto e a formação dos colaboradores, assim como o levantamento dos dados nos municípios, proporcionando indicadores para monitoramento das atividades do consórcio, visando uma sustentabilidade na gestão e no Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos de toda região.

A URI
Segundo a professora Claudia Cerutti Kuhnen, coordenadora do projeto, os profissionais que estão desenvolvendo essa qualificação são de áreas diversas, como Biologia, Direito, área das Engenharias, Agronomia, além dos setores de acompanhamento da URI. 
– As atividades terão caráter de diagnóstico e capacitação, além de eventos que discutem conceitos, teorias, realização de práticas que auxiliarão na constituição do processo de coleta seletiva nos municípios, objetivando a interação teórico-prática nas questões do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A equipe multidisciplinar fará o acompanhamento e a elaboração de diagnóstico e propostas junto aos municípios. A parceria da URI e Cigres consolida o trabalho na interação da universidade com sua região de abrangência, por meio do conhecimento científico produzido e alicerçado na missão da URI de “desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano” – destaca Claudia.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos