O ex-jogador e técnico Mário Jorge Lobo Zagallo morreu nesta sexta-feira, 5, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada em seu perfil no Instagram. Até o momento, a causa da morte não foi informada. O velho lobo, como era conhecido, deixa quatro filhos, além de netos, bisnetos e inúmeros fãs que viam no alagoano-carioca um dos maiores ícones do futebol.
"Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas", diz a nota publicada nas redes sociais.
Zagallo foi uma figura marcante do futebol brasileiro e mundial, não apenas por suas frases marcantes, como o “Vocês vão ter que me engolir” ou pelas superstições ligadas ao número 13. Mas sim por ser um dos mais vitoriosos na história do esporte, em assunto de copas do mundo, ele participou ativamente em quatro conquistas. Como jogador venceu em 1958 e 1962, como treinador venceu em 1970 e como coordenador técnico em 1994. Até os dias de hoje, ele é o único a conseguir esse feito.
Além das oportunidades onde garantiu o troféu, ele participou em mais três edições de mundiais, sendo duas como técnico e uma como integrante da comissão técnica.
A extraordinária carreira, rendeu mais um prêmio marcante a essa figura icônica brasileira. No ano de 1992, a entidade máxima do futebol, a Fifa, concedeu o prêmio de Ordem de Mérito da entidade. Zagallo foi o primeiro esportista a receber tal honraria na história.
Após inúmeras glórias e conquistas, soou o apito final da vida do velho lobo, entretanto, o seu legado permanecerá para sempre na história.