As agentes de saúde de Rodeio Bonito realizaram, na semana que passou, um mutirão de combate à dengue no município. Ao todo, 17 pessoas participaram das atividades percorrendo interior e cidade. Segundo a agente de endemias Letícia Taschetto, vários focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti foram encontrados em locais com água parada.
O alerta é para que a comunidade cuide das suas residências e dos seus terrenos, eliminando qualquer local que possa servir como criadouro para o mosquito que, além de transmitir a dengue, também transmite a febre chikungunya e o zika vírus.
Surto
A preocupação aumenta ainda mais em Rodeio Bonito à medida que, há pouco tempo, o município passou por um surto da doença e muitas pessoas contraíram dengue. Diante disso, uma nova contaminação pode fazer com que a pessoa que já teve a doença evolua rapidamente para um quadro mais grave como, por exemplo, a dengue hemorrágica.
– Por isso queremos pedir a contribuição de toda a comunidade para nos ajudar a combater a dengue através da eliminação de possíveis locais onde este inseto possa se proliferar. É uma questão de saúde pública que envolve toda a nossa população. Temos que estar muito atentos e vigilantes – enfatiza a secretária municipal de Saúde, Janaína Conzatti de Pelegrin.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta acima de 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Orientações
Entre as principais medidas de prevenção a procriação do mosquito estão verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir bem a cisterna e cobrir bem todos os reservatórios de água, além de evitar o acumulo de lixo a céu aberto e em local inapropriado.