Mais um passo rumo à retomada das atividades nos garimpos da região – interrompidas desde o dia 25 de julho, após operação realizada por órgãos fiscalizadores –, ocorreu nesta semana, com a concessão do Título de Registro (TR) da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), pelo Ministério da Defesa, Exército Brasileiro e Comando Logístico e Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). A confirmação ocorreu na quarta-feira, 29 de dezembro.
A partir da obtenção do TR, a Coogamai deve protocolar o documento junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam/RS), à Agência Nacional de Mineração (ANM) e ao Ministério do Trabalho, para que liberem o uso da pólvora. Com a liberação desses órgãos, a equipe técnica da cooperativa vai vistoriar e liberar os garimpos para suas atividades normais.
Conforme nota, divulgada pela Coogamai, em sua página no Facebook, a entidade “segue trabalhando incansavelmente para que tudo seja normalizado com maior brevidade possível”.