Publicidade
Mudanças
União Frederiquense voltará a fazer a gestão do futebol no próximo ano
Fim da parceria com a MDEZ360 foi anunciada na noite desta terça-feira, 28
Por: Susi Cristo
Publicado em: quarta, 29 de novembro de 2023 às 10:05h
Atualizado em: quarta, 29 de novembro de 2023 às 13:29h

Na presença de conselheiros, sócios remidos e alguns convidados, na noite desta terça-feira, 28, em um evento na Arena União, foi anunciado pelo presidente do União Frederiquense, Edison Cantarelli, que a partir do ano de 2024, o clube irá voltar a fazer a gestão do futebol, encerrando, desta forma, a parceria com a MDEZ360. Segundo informou Cantarelli, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, vence o contrato com a empresa administrada pelo empresário Pablo Bueno, e poderia ser renovado caso as duas partes entrassem em acordo, mas o clube frederiquense optou por não seguir com a parceria.
Para a próxima temporada, para tornar o futebol viável ao clube, Cantarelli frisou que a direção buscará parcerias, pois o momento exige certa atenção ao lado financeiro. Hoje, a dívida do União Frederiquense chega perto dos R$ 5 milhões, mas, por hora, foi conseguido um prazo maior para quitar esse saldo com os bancos.
Já quanto ao projeto de Sociedade Anônima do Futebol (Saf), o presidente do União disse que a única empresa que apresentou uma proposta foi a MDEZ360, e isso está em análise. A proposta apresentada pela MDEZ360 é de R$ 30 milhões. Caso a proposta seja aceita e o conselho e sócios-torcedores aprovem em assembleia, todo o valor será investido diretamente no clube. 
Atualmente, até o encerramento do contrato, a gestão do clube é feita pela Associação União Frederiquense e a gestão do futebol fica a cargo da MDEZ360, com a proposta aceita, a associação se manteria, mas a gestão do futebol, patrimônio e os direitos federativos seriam da composição MDEZ360/União Frederiquense, um novo CNPJ, uma sociedade limitada com cotas tanto para a MDEZ360 quanto para a associação.

Publicidade

Próximos passos
Conforme informado pela diretoria do União Frederiquense e o presidente Cantarelli, o próximo passo agora será trabalhar para a formação do Departamento de Futebol, que ficará responsável pela montagem do grupo e da comissão técnica, a qual terá no quadro pessoas que estão atuando na região. 
Sobre as categorias de base, elas voltarão em 2024, pois o União Frederiquense tem um projeto com verbas federais para incentivar a prática esportiva. Ainda, de acordo com Cantarelli, o clube deve começar em breve a sua preparação para a Divisão de Acesso do Gauchão 2024, que iniciará em 14 de abril, uma semana após o término no Campeonato Gaúcho. Junto com o grupo de FW, estarão na disputa os clubes Aimoré, Bagé, Brasil de Farroupilha, Esportivo, Gaúcho, Glória, Inter de Santa Maria, Lajeadense, Monsoon, Passo Fundo, Pelotas, São Gabriel, Veranópolis, Cruzeiro e Futebol com Vida.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai