A propriedade do suinocultor Claudio Bernardi, localizada na linha Moi, interior do município de Cerro Grande, foi sede do Dia de Campo sobre manejo correto de dejetos suínos. A atividade, promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), aconteceu nesta quarta-feira, 22, e reuniu suinocultores do município.
O extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenador regional de manejo de recursos naturais, Carlos Roberto Olczevski, abordou o manejo correto dos dejetos suínos para uso como fertilizante. Outro tema apresentado durante a atividade foi a utilização de biomodulador à base de bactérias, que realizam a aceleração da fermentação anaeróbia dos dejetos suínos nas esterqueiras, em até 40 dias e em 30% do tempo da fermentação natural. O assunto foi tratado pelo representante da indústria Pilzer Biotecnologia.
Na ocasião, foi medida a densidade dos dejetos suínos de uma das esterqueiras da propriedade para saber a quantidade de nutrientes minerais encontrados no local. “Sabendo a quantidade de nutrientes presentes nos dejetos é possível fazer a recomendação adequada. Quanto aplicar por área para obter a produtividade desejada, considerando a espécie cultivada. Tomando sempre o cuidado para não cometer excessos, o que também pode prejudicar a cultura, desequilibrando a disponibilidade de nutrientes minerais para as plantas, prejudicando a fertilidade do solo, baixando a produtividade e podendo contaminar o meio ambiente por meio da eutrofização do fósforo, produzindo excesso de algas na água. Por essa razão, a Emater/RS está capacitando os suinocultores, buscando a qualificação nesta atividade”, comentou Olczevski.
Em Cerro Grande, a equipe da Emater/RS-Ascar encaminha pedidos de densímetros solicitados pelos suinocultores, para qualificar a prática da atividade de manejo dos dejetos suínos. Interessados em obter esse material, podem entrar em contato com a equipe de extensionistas rurais do seu município.