A Secretaria da Saúde de Caiçara, coordenada pela secretária Marliza Bonatti, está desenvolvendo o projeto “Farmácia vai à Escola” nas instituições de ensino estaduais e municipais caiçarenses. A campanha tem incentivo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A farmacêutica do Posto de Saúde de Caiçara, Daylana Martins, e a farmacêutica da Sociedade Hospitalar de Caiçara, Monieli Balestrin Lazzari, e os acadêmicos de Farmácia Gabrielly Debastiani Moraes e Waler Fabris da Rosa visitaram as escolas do município entre os meses de outubro e novembro, desenvolvendo a primeira etapa do projeto com as turmas do 6ª ano ao 9º anos do Ensino Fundamental e as turmas do ensino médio, com ações lúdicas e criativas. Em breve, o grupo de trabalho retornará às escolas para atuar junto às turmas do 1º ao 5º anos.
A campanha tem como objetivo divulgar e orientar a comunidade escolar sobre o uso racional de medicamentos. Desse modo, o projeto tem caráter preventivo e alerta que a utilização do medicamento seja utilizada de forma não banalizada, e sim como uma importante tecnologia no processo terapêutico.
Além disso, a ação visou destacar a importância do uso adequado de medicamentos, sua conservação, bem como o descarte correto. A ação também proporciona um concurso artístico envolvendo os alunos de diferentes faixas etárias.