A Corsan vai utilizar caminhões-pipa nesta sexta-feira, 3, para auxiliar na manutenção dos níveis adequados dos reservatórios em Caiçara. Parte das cerca de duas mil famílias do município está com baixa vazão na rede ou sem fornecimento de água potável.
O abastecimento ficou comprometido desde a quinta-feira, 2, em função das cheias dos rios. O volume de chuva arrastou lixo e entulho para dentro das adutoras e bombas que levam água para a Estação de Tratamento de Frederico Westphalen, que atende o município de Caiçara. Uma equipe de mergulhadores foi deslocada de Porto Alegre para ajudar na limpeza dos equipamentos e recuperar a operação.
Como o problema tem sido recorrente em períodos de excesso de chuva, a Corsan vai modificar o sistema para diminuir riscos de desabastecimento. Nos próximos dias, serão instalados novos dispositivos para reter sujidades, entulhos e lixo antes dos locais de captação de água. Para remover o lodo, será feita a dragagem nos represamentos dos rios. Esta intervenção depende de tempo firme para a entrada de máquinas. Por fim, na próxima semana, será ampliada a capacidade dos reservatórios de Caiçara dos atuais 90 mil litros para 136 mil litros.