Dentre todos os esportes do automobilismo, existe um pelo qual a maioria dos pilotos de competições com automóveis inicia sua carreira. Trata-se do kart, esporte que serviu de porta de entrada para nomes como Max Vanstappen, Rubens Barrichello, Nelson Piquet, Michael Schumacher e Ayrton Senna, o maior ídolo brasileiro do automobilismo.
O kart surgiu em meados dos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos. Os pilotos de aviões estavam cansados da mesmice do dia a dia e, por isso, decidiram criar uma atividade para os momentos de folga. No entanto, o primeiro veículo oficial de kart foi construído em 1956, por Art Ingels, engenheiro conhecido como “o pai do kart”. Ele montou o primeiro Go Kart da história com sucata e um motor de dois tempos da West Bend Company.
Apesar de ser tratado apenas como hobby por muitas pessoas, hoje, o Brasil é um dos principais centros de kartismo profissional do mundo, ao lado da Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Suíça. Já tivemos, inclusive, três campeões mundiais de kart – Augusto Ribas, em 1986; Gastão Fraguas, em 1995; e Rubens Carrapatoso, em 1998.
O veículo
O esporte envolve o uso de veículos de pequeno porte conhecidos como karts. Eles são equipados com motores que variam em potência, mas normalmente são capazes de atingir altas velocidades. São veículos compactos, geralmente sem suspensão, que se movem com a ajuda de motores a gasolina ou elétricos. Eles são projetados para serem leves e ágeis, permitindo manobras rápidas e precisas nas pistas.
As pistas
As pistas de kart são projetadas com curvas fechadas, retas e chicanes (curvas construídas com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos). Isso exige que os pilotos usem suas habilidades para controlar seus karts em altas velocidades e ultrapassar seus oponentes.
Categorias
As categorias do kart são definidas com base na idade e na experiência dos competidores nas pistas. Essa divisão abrange desde pilotos mirins, de seis a oito anos, até os veteranos super sênior, com mais de 40 anos de idade. Há categorias específicas para iniciantes, como a Cadete, e outras para pilotos mais experientes, como os graduados de Kart A e B. Além disso, existe uma categoria especial para pilotos de kart indoor a partir de 12 anos. Essa variedade de categorias garante que os competidores enfrentem desafios adequados ao seu nível de habilidade e idade, tornando o kartismo um esporte inclusivo e emocionante para pilotos de todas as idades e experiências.
Como começar a praticar
Para começar a praticar kart, além de, obviamente, ter um kartódromo próximo, você precisa de um veículo de kart, os equipamentos de segurança necessários e uma equipe que ajude na mecânica. Dentre os equipamentos de segurança exigidos pela maioria das pistas de kart está o capacete, luvas, macacão, balaclava e sapatos fechados. Vale lembrar que não é necessário ter habilitação nem experiência para iniciar no esporte.
Para quem deseja praticar kart como forma de lazer, Ricardo Copatti, ex-presidente do Fredi Kart Clube de Frederico Westphalen e kartista por hobby, contou qual é o aspecto mais importante para ter sucesso nas corridas. “A tua equipe é fundamental no desenvolvimento e no sucesso das corridas. Hoje, as conquistas que eu tive no esporte, os títulos, eu dedico à minha equipe”, afirma Copatti.
Kartódromo na região
Na região, ainda não há muitas pistas oficiais para a prática de kart. O Kartódromo Municipal Grilo Damo é o único, e fica em Frederico Westphalen. Está localizado no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, e está sob gestão do Fredi Kart Clube.