Comida típica, brincadeiras e danças germânicas e, principalmente, muito chope. Outubro é tempo de Oktoberfest e nada melhor do que falar um pouco dessa bebida que é amada em todo o mundo. Mas por qual motivo essas festas são celebradas em outubro? Conta a história que o costume começou há mais de 200 anos, em 1810, Munique, na Baviera, quando uma corrida de cavalos comemorou o casamento do então príncipe e, mais tarde, rei Ludwig (ou Luís I), da Baviera, com a princesa Therese (ou Tereza), da Saxônia.
Mas nos primeiros 100 anos, a bebida era proibida na festa! O hábito da cerveja ou chope é um dos principais “ingredientes” das programações, por isso, nesta edição da Revista SET de outubro, o destaque fica com a Cervejaria Distrito 1963, de Rodeio Bonito, que vem se destacando na região e no Estado com a produção de cervejas e chopes artesanais, conquistando o gosto dos mais exigentes apreciadores de um bom fassbier (chope em alemão).
A Cervejaria Distrito 1963, de Rodeio Bonito, entrou em operação comercial no ano de 2018, partindo de um hobby dos sócios-proprietários que gostam de cervejas diferenciadas e de boa qualidade. As atividades iniciaram com uma pequena produção, apenas para consumo próprio e amigos. Mas por se tornar um produto com bastante aceitação, a empresa ampliou a produção e passou a comercializar os produtos em bares e comércio da região. Hoje, atende mais de 14 municípios.
Localizada na rua Osório Martins, 66, Centro, a Cervejaria Distrito 1963 tem como sócios-proprietários Jaques Tadeu Sotilli, Claudia Zanon, Cassiano Zanon e Patricia Lidia Savoldi. O mestre cervejeiro é Anderson Weber Camargo. Além das bebidas especiais, o espaço é temático, com dois modelos personalizados de Hot Hot, várias motos antigas e personalizadas sem contar o ambiente todo decorado para receber clientes e amigos. No local são servidos todos os estilos de chope produzidos na fábrica, para degustação e comercialização.
Os tipos de chope da Cervejaria Distrito 1963 e suas harmonizações
Pilsen – Leve e refrescante, de baixo teor alcoólico, cor dourada translúcida, sabor suave e equilibrado do malte, praticamente sem notas de amargor, com final seco, sendo ótima opção para dias quentes (verão). Combina com alimentos leves como saladas, peixes grelhados e frango, também ótima para se reunir com amigos e família em um belo churrasco.
Cream Ale – Leve e refrescante, cor dourada e cristalina, semelhante a uma Pilsen, mas com um leve toque de malte e aromas herbais provenientes do lúpulo. Combina muito bem com pratos de frango, queijos leves, peru e salmão.
Blonde Ale – Com equilíbrio entre a doçura do malte e o ligeiro amargor do lúpulo, com notas frutadas (pera, maçã e pêssego) e condimentadas (pimenta, cravo, coentro). Combina perfeitamente com frango assado, especialmente acompanhado de ervas e temperos e frutos do mar grelhados.
Red Ale – Com suas notas maltadas e caramelizadas combina perfeitamente com carnes grelhadas, costela defumada e queijos envelhecidos. A doçura do malte pode equilibrar pratos picantes e carne de porco assada pode ser realçada pelos sabores maltados.
Ipa/Apa – Com seus amargores intensos e sabores cítricos (provenientes do lúpulo) combina com comidas condimentadas, hambúrgueres, comida de boteco, pizza com ingredientes mais ousados, queijos fortes e pratos com curry.
Porter Coffee – Com notas de amargor lembrando café e chocolate amargo provenientes do malte, é ótima para acompanhamento de comidas ricas e escuras, como churrasco (costelas defumadas, carne de porco desfiada, hambúrguer grelhado, especialmente, se houver um molho de churrasco. Também acompanha doces e sobremesas que levem na sua receita algo de café ou chocolate amargo.
Maçã Verde – A refrescância da cerveja Pilsen com o sabor frutado da maçã verde combina perfeitamente com frutos do mar, ceviche de salmão grelhado e queijos leves. Também é um ótimo acompanhamento com algum prato que leve em seus ingredientes maçã verde para o realce do sabor.