Os vereadores de Iraí aprovaram, por unanimidade, o projeto de resolução de autoria do presidente da Câmara, Paulo Martins, que denomina a galeria de vereadoras como “Theresinha Stangler”. A ex-vereadora foi a terceira mulher na história de Iraí a ocupar uma cadeira no Legislativo, além de ser eleita como a primeira e única mulher presidente da Câmara.
O projeto tem como finalidade prestar homenagem e reconhecimento à memória de quem teve uma vida dedicada ao município, bem como a quem compartilhou seus conhecimentos com a comunidade.
Quem foi Theresinha Stangler
Eleita no pleito de 1982, com 237 votos para a 10ª legislatura, Theresinha foi a terceira mulher na história de Iraí a ocupar uma cadeira no Legislativo. Em 9 de março de 1983, pediu licença do cargo de vereadora para assumir como diretora do Setor Municipal de Educação e Cultura da prefeitura, e retornou ao cargo de vereadora em 14 de março de 1984. Theresinha foi a primeira vereadora a ser vice-presidente da Câmara nos anos de 1985 e 1988, e em 1986 entrou para história do Legislativo iraiense ao ser eleita como a primeira e única mulher presidente. Também foi secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município.
A ex-vereadora faleceu no dia 16 de setembro de 2020, aos 88 anos, na cidade de Santa Rosa.