Atendimento IPE: O Estado fechou postos do IPE, como é o caso de Frederico Westphalen. Ligamos para o IPE em Porto Alegre para tirar uma dúvida sobre o Plano de Saúde e vem a resposta: “Sua chamada é a 31ª e o tempo de espera é de 91 minutos”. E disseram que fizeram gestão. Que tipo de gestão fizeram?
Hospital: Percebe-se que mais municípios formalizam contratos com o Hospital Santo Antônio de Tenente Portela. As razões são simples e diretas: lá tem mais especialidades.
Cigres: Parabéns à direção do Cigres pelas conquistas em favor dos municípios. É preciso avançar cada vez mais e um dos grandes desafios é a coletas seletiva, fazer a população separar o lixo.
Planalto: Não sei quem viabilizou a chegada do presidente Bolsonaro a Planalto no sábado passado. O fato deu visibilidade ao município, pois afinal de contas, é incomum um presidente da República chegar a uma cidade da região, abraçar o povo e até jogar sinuca em um bar.
Assembleia: Projetos polêmicos e que envolvem dinheiro público não podem ser votados em fim de mandato pela Assembleia Legislativa. Para que tanta pressa? Algo que o povo não possa saber?
Água limpa: Ao completar 20 anos desde sua implantação, o programa Água Limpa da Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia (Grupo Creluz), com sede em Pinhal, chega à marca de 204 poços comunitários ligados.
FW: Sabemos que Frederico Westphalen e outros municípios aproveitam os rejeitos de garimpos para recuperar estradas de chão batido. Isso precisa avançar cada vez mais, pois sobra material nas encostas. Ótimo ver britadores funcionando em vários locais.
Petrobras: Cláudio Humberto: “A Petrobras aumentou o lucro em 2022 em 3.000% em relação a 2021, tem o monopólio do petróleo, e determina sozinha os preços. Mas é o ‘mercado internacional’ que explica o prejuízo do cidadão na bomba”.
Combustível: O aumento do diesel nas refinarias anunciado pela Petrobras, como um “ajuste aos preços internacionais”, mostra que a estatal segue explorando os brasileiros para auferir lucros exorbitantes. Comparado com países que têm produção de petróleo ou extensão territorial semelhantes, o Brasil destoa com preços sempre muito acima da média. É o caso dos Emirados Árabes, EUA e China, todos praticam preços menores.