CTG Rodeio da Querência emite nota de cancelamento
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 31 de janeiro de 2022

CTG Rodeio da Querência emite nota de cancelamento – Sensibilizada pela atual situação econômica e social em decorrência da forte estiagem que assola todo o nosso Rio Grande do Sul, e que está trazendo sérios problemas para o município de Frederico Westphalen, aliado ao aumento vertiginoso de casos de Covid-19, a patronagem do CTG Rodeio da Querência optou pela decisão de cancelar temporariamente a realização do XXII Rodeio Crioulo Interestadual, programado para acontecer de 25 a 27 de fevereiro. Conforme a decisão da patronagem, existe uma grande preocupação quanto à escassez eminente de água, riscos de incêndios, falta de pastagens e prioridade de fornecimento do caminhão pipa para os produtores rurais, neste momento de alteração assustadora do clima em nosso município. Da mesma forma, foi também considerada a necessidade de cuidados extremos com a saúde de todos, concluindo-se que não há segurança sanitária para realizar o Rodeio Crioulo neste momento em que diariamente são noticiados aumentos significativos de casos de contaminação de Covid-19. Na data em que tradicionalmente se comemora o aniversário do município com a realização de um Rodeio Crioulo, o CTG Rodeio da Querência se alia e se sensibiliza com a administração municipal, transferindo a realização do evento, tendo em vista a crise que se assola sobre a população, não havendo necessidade de exposição das pessoas a uma possível aglomeração, neste momento totalmente inviável, e desnecessária.  

CTG Rodeio da Querência I – A patronagem do CTG Rodeio da Querência informa que oportunamente, após a melhoria da atual situação da estiagem e da pandemia, irá realizar o XXII Rodeio Crioulo Interestadual na sua Sede Campeira, conforme havia sido programado em seu Calendário de Eventos.  

CTG Rodeio da Querência II – Estava previsto no Calendário de Eventos a realização de um Jantar com fandango no dia 5 de fevereiro, sinalizando a reabertura das atividades artísticas do CTG Rodeio da Querência. Em decisão acertada, a patronagem decidiu transferir o evento para uma data posterior, possivelmente no mês de março, ou para quando a pandemia der sinais de diminuição significativa. As incertezas do atual cenário não permitem que seja fixada uma data para um evento desta envergadura.  

Vendaval – O vendaval que atingiu a região de Guaíba no último dia 17 destruiu muitas casas, empresas, e arrasou completamente duas entidades tradicionalistas da cidade, o CTG Caudilho Guaibiense e o CTG República Rio-grandense. Ambos os CTGs estão sendo administrados atualmente por patroas, que terão um grande desafio de reconstrução pela frente. O Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de seu Departamento de Assistência Social já está procurando meios para auxiliar e reerguer as duas Entidades Tradicionalistas de Guaíba.  Rodeio Internacional de Vacaria – O Rodeio de Vacaria, em sua 34ª edição, com envergadura internacional, foi oficialmente cancelado em função da pandemia. O evento, que ocorre de dois em dois anos, recebeu em sua última edição, em 2020, 350 mil pessoas. O mesmo estava previsto para acontecer de 29 de janeiro a 6 de fevereiro. A patronagem do CTG Porteira do Rio Grande, idealizadora e promotora do Rodeio Internacional de Vacaria justifica a suspensão do evento alegando que é muito difícil realizar o controle de distanciamento das pessoas nos locais de shows, nas arquibancadas e nos acampamentos. O Rodeio Nacional de Vacaria irá acontecer em nova data, num cenário mais favorável a segurança sanitária de todos, a qual será divulgada em momento oportuno.

Fonte: